"O quanto antes" não é prazo.

...

Se tem uma coisa que a gente precisa valorizar na hora de liderar uma equipe é a clareza. Quando estamos em um local transparente, tudo se encaixa em seu devido lugar. Os processos fluem, a operação anda quase sozinha.

Todos os ajustes, acompanhamentos e, principalmente, as definições, precisam ser claros. Assim, conseguimos alinhar expectativas, valorizar o tempo de trabalho do outro, construir um espaço de segurança psicológica e garantir um resultado que supera o esperado.

"O quanto antes" pra mim pode parecer urgência, pro outro pode parecer cobrança e pra muitos pode ser "mais-uma-demanda-que-chega-nas-pressas".

A gente precisa definir prioridades, ser claro na comunicação e colocar os pontos nos i's. "O quanto antes" é pra você? É preciso virar a noite? É preciso chegar mais cedo? Ou podemos considerar "o quanto antes" dentro do horário de expediente?

Esses questionamentos me vieram à mente porque minha equipe é MUITO diversa. Desde quase-centennials de 20 anos até baby boomers. E aí? O que é "o quanto antes" pra cada uma dessas pessoas?

Clareza, pessoal. Precisamos de definições assim para evitar ansiedade, manter a equipe motivada e possibilitar o pleno desenvolvimento de cada um - mesmo nas demandas mais urgentes.

Luana
Luana Aladim, Gestora de Projetos
24 de Agosto de 2020