Impactar pessoas, criar conexões, inspirar movimentos para o bem. Esse é o propósito das nossas empresas. Foi pensando nesse propósito que nossa equipe criou este material para você, que continua empreendendo neste momento de crise. Acreditamos que as pessoas empreendedoras não são aquelas que abrem empresas - mas aquelas que conseguem encontrar soluções eficazes nos momentos de maior dificuldade. Por isso, seja você dono, gerente de marketing, analista ou que possui qualquer outro cargo relacionado à comunicação, essa cartilha é pra você.

Estamos passando por uma fase complicada, que mexe com as estruturas de toda a sociedade. Por esse motivo, estamos aqui tentando ajudar você naquilo em que somos especialistas: comunicação estratégica. Enquanto essa maré não passa, precisamos continuar remando para garantir que o seu esforço de construir uma marca forte não pare no fundo do oceano. Sabemos das dificuldades da sua empresa neste momento, e queremos remar a seu favor, para que consigamos passar por essa tempestade juntos. Aproveite o conteúdo e conte sempre conosco.

Antes de qualquer recomendação direta, entendemos que o momento é instável. Por isso a comunicação estratégica é tão importante nesse momento.

1. A comunicação traz transparência
Em momentos turvos, a comunicação estratégica ilumina os caminhos e tranquiliza as pessoas envolvidas no processo.
2. A comunicação estratégica é cirúrgica
Ela consegue transmitir a mensagem de forma clara, sem ruídos e sem a necessidade de grandes explicações.

Posto isso, dividimos a comunicação em duas frentes (interna e externa) para que todos os stakeholders estejam alinhados - cada um em sua área de atuação.

Comunicação INTERNA
Na comunicação interna, temos um desafio nunca antes visto: home office para todos, ou para boa parte da empresa. Saiba que nós também passamos por isso. E não foi nada fácil liderar mais de 60 funcionários, em 3 cidades diferentes, de forma remota. Entretanto conseguimos esse feito, e aqui gostaríamos de compartilhar algumas sugestões para manter a produtividade e a comunicação entre sua equipe.
Antes de qualquer coisa, é importante conferir se seus colaboradores têm mesa e cadeira adequadas, computador, fone de ouvido, câmera, telefone, internet e os programas necessários para realizar seus trabalhos de casa. Caso contrário, sua empresa deve fornecer esses materiais para que a produtividade continue sendo a mesma.

1. Estabeleça um local adequado para trabalhar
Você e sua equipe precisam escolher um lugar na casa que seja silencioso, tenha uma boa iluminação e internet rápida.

2. Atenção à ergonomia
Dispense o trabalho na cama ou no sofá. Você deve encontrar uma mesa e uma cadeira adequados para sua postura. Afinal, serão muitas horas no mesmo lugar.

3. Informe aos seus familiares
Explique que é um dia normal de trabalho. Peça para não ser interrompido. Se você tem filhos em casa, tente conversar com eles e explicar a situação.

4. Não fique de pijama
Apesar de estar em casa, é importante seguir a rotina do trabalho: acorde, tome banho e troque de roupa. Isso lhe ajuda a compreender que é hora de trabalhar, não de relaxar.

5. Respeite o horário de trabalho
Tenha um horário para começar e para terminar sua jornada de trabalho. Não pule o horário do almoço e respeite suas pausas.

6. Esteja disponível para ligações ou videochamadas
Trabalhar à distância requer uma comunicação ainda maior com a equipe. Por isso, esteja sempre disponível para atender ligações ou chamadas de vídeo. Isso reforça o contato interpessoal e mantém o fluxo das informações.

Ferramentas sugeridas:
- Zoom
- Skype
- Google Hangouts

7. Faça pausas quando necessário
Lanche, alongue seu corpo, beba água. Afaste-se do computador mesmo que por 5 ou 10 minutos. Isso vai lhe ajudar a manter a concentração.

Ferramentas sugeridas:
- Pomodoro Tracker (para Técnica Pomodoro)
- Trello (Para Scrum e Kanban)

8. Faça um check list de atividades
Acompanhe as métricas de desempenho da sua equipe e controle os prazos. Assim você saberá quando e de quem cobrar, tendo mais tranquilidade na hora de delegar demandas à distância.

Ferramentas sugeridas:
- Trello
- Google Sheets (Planilhas)
- Google Tarefas
- Any.do
- Asana

9. Priorize a comunicação pelo computador A comunicação por canais oficiais da empresa (ou adotados como oficiais para este momento de quarentena) devem ser preferidos. A comunicação via whatsapp, apesar de mais fácil, gera distrações e não garante o histórico de mensagens.

Ferramentas sugeridas:
- Slack
- Discord
- Microsoft Teams

10. Reúna-se com sua equipe
Enquanto líder, é importante estar por dentro daquilo que seus liderados estão fazendo. Sugerimos que seja feita pelo menos uma videochamada de acompanhamento por dia ou que seja enviado um relatório diário de atualização das demandas.

O cenário pede calma, mas não pede inércia. Em um momento como este, são inúmeras as oportunidades para se posicionar e conquistar simpatizantes para sua marca. É preciso ter sensibilidade para pensar nas dores atuais do cliente e criatividade para agir de maneira assertiva. Mesmo na crise, nem só de perdas e risco vive uma empresa. Por isso, é importante avaliar, junto a sua agência de propaganda, quais são os melhores caminhos a serem seguidos.

RECOMENDAÇÕES:
- Não copie a estratégia do anunciante X, mesmo sendo do mesmo setor.
Não adianta querer replicar o que o anunciante X fez e ''deu certo''. Mesmo que ele seja do mesmo setor que o seu, foi necessário muito estudo, com ferramentas específicas de análise, e também a personalização para esse anunciante X. Nessa equação, 2+2 pode facilmente não ser 4. Esteja sempre alinhado à sua agência de propaganda.

- Tenha cuidado na hora de atrelar sua marca à situação de quarentena
Esse momento pede que a missão da sua empresa venha à tona, e que você consiga demonstrar o verdadeiro papel da marca para o bem comum. Cuidado com o oportunismo.

OPORTUNIDADES:
- Preste serviço à sociedade
Esse é o momento para sua empresa mostrar como pode contribuir para a sociedade como um todo. Mas essas ações precisam ser verdadeiras, transparecendo o propósito do seu negócio.

- Posicione sua marca
Esse é o momento de mostrar como a empresa está trabalhando para conter a disseminação do vírus ou como ela está, mesmo à distância, trabalhando para a melhoria da vida das pessoas. Não é a hora de ficar calado. É a hora de ser lembrado.

- Invista na TV aberta
Com mais pessoas em casa, a TV voltou a ser uma grande atração para todos os públicos. Esse é um meio de grande relevância se você deseja massificar sua mensagem - principalmente se for uma mensagem institucional. Neste gráfico do Kantar Ibope Media (atualizado em 20/03/2020) temos uma representação desse crescimento.

Invista no digital
Mesmo com as pessoas em quarentena e a obrigatoriedade de fechar os comércios, o consumo de itens para a manutenção da vida não caiu. Logo, essa é a grande oportunidade dos negócios online: agora é, sem dúvidas, o momento certo para entrar no mercado digital e no e-commerce. Não sabemos o tempo que a quarentena vai durar, mas sabemos que precisamos continuar vendendo. Aqui, listamos algumas dicas de como agir no mundo digital:

1. Antes de tudo, não entre em pânico!
É normal que uma onda negativa de informação gere muitas incertezas. Mas é preciso olhar para as oportunidades. Mantenha a calma e seja racional, pois só assim você conseguirá direcionar os seus esforços e investimentos para o lugar certo e tomar as melhores decisões. Não se deixe vencer pelo medo.

2. Encontre novos meios de continuar trabalhando
Prestadores de serviço podem começar a atender online, dar consultorias, cursos etc. Esta é uma oportunidade para tornar digitais todos os tipos de negócios.

3. Invista no audiovisual
Invista em vídeos e fotos profissionais, pensando sempre no audiovisual para mostrar os seus produtos na internet. Assim é mais fácil atingir o consumidor pelo olhar e convencê-lo a comprar o produto sem precisar ir até a loja.

Vídeos no YouTube, Facebook, Instagram e fotos nas redes sociais são uma boa maneira de encantar o cliente. Quanto melhor a qualidade do material, maiores as chances de garantir a venda.

4. Facilite o pagamento online
É importante facilitar o pagamento em diversos canais: cartão de crédito, boleto, PayPal, MercadoPago, PagSeguro. Tudo para evitar gargalos na jornada de compra do cliente.

5. Seu negócio totalmente digital
Todas as etapas que fazem parte de uma venda presencial (desde a apresentação do produto até o pós venda) podemos fazer online, seja através de vídeos, fotos ou vídeo chamadas. É possível garantir diversas opções de pagamento e a possibilidade de entrega em casa, logo, não nos falta nada para vender. Com todas as tecnologias à nossa disposição é muito mais fácil vender online - e essa é a hora de fazer isso acontecer.

O que vem por aí
Não podemos garantir que daqui a algumas semanas estaremos livres do COVID-19 e tudo voltará ao normal - tanto em nossos costumes quanto em suas vendas. Mas estudos mostram que a força da marca é que pode atuar como antídoto no pós-crise.

Por isso, busque ser relevante neste momento para que após a maré ruim sua marca consiga navegar por mares mais tranquilos. Para isso, conte sempre conosco nas decisões estratégicas de comunicação.

Nossa equipe atua tanto no meio digital quanto no offline, trabalhando com métricas que podem ajudar sua empresa na tomada de decisões. Além de sermos uma agência parceira do Google e do Facebook, contamos com as ferramentas necessárias para entregar os insights que você precisa. Confira algumas delas:

- Monitor Flex (IBOPE)
Software que contempla a visualização da audiência de televisão e permite a construção de estudos para a melhoria da performance das estratégias de mídia.

- Media Workstation
Software que contempla informações sobre o comportamento de TV aberta e possibilita análises detalhadas com base em dados de audiência domiciliar e individual.

- TGIndex
Poderosa ferramenta que permite filtrar dados que ajudam na compreensão do comportamento de consumo de mídia de determinado público.

- Power BI
Ferramenta que permite a integração de dados de diversas fontes, possibilitando a criação de dashboards e relatórios mais assertivos e de fácil visualização.

Além disso, estamos atentos a todos os relatórios mais recentes e atualizados sobre as marcas e o coronavírus. Dessa maneira, garantimos um benchmarking mais completo e para que possamos criar soluções ainda mais inovadoras.

Neste momento e em qualquer outro, conte conosco como parceira estratégica do seu negócio.