Provavelmente você que está lendo esta breve reflexão, viu ou ouviu falar na famosa “foto do eclipse da RedBull”...Haverá aqueles que chamarão da foto do século, mas eu preferiria chamar da maior sacada de MKT/merchadising do novo milênio. Seguramente uma ação de causar inveja aos maiores publicitários e marketeiros do universo.
Uma ação aparentemente simples (uma foto de oportunidade que aproveitou um fenômeno natural) que gerou milhões de views, interações, likes, mídias espontâneas, flashes nos telejornais de grandes audiências, e certamente um retorno inimaginável de imagem para a marca. Deu tudo certo. O fotógrafo Marcelo Maragni foi muito feliz nas escolhas (local, eclipse, personagem, câmera) e fez o dever de casa muito bem feito (planejou, ensaiou e executou com perfeição).
De acordo com o que li, Marcelo Maragni começou a pensar nessa foto há 5 anos, quando soube da previsão desse eclipse. Visitou mais de 20 montanhas e possíveis locais ideais para a foto (inclusive a praia de Baia Formosa, casa do campeão olímpico Ítalo Ferreira). Preparou-se 4 meses para os 4 ou 5 segundos que teria para o momento exato do click. Viabilizou a vinda para o Brasil de uma super câmera (na verdade vieram duas, just in case) avaliadas em algo em torno de R$400mil (a CANON foi uma das marcas envolvidas na ação da badalada foto).
E para fechar a reflexão sobre essa esplendorosa ação de MKT eu pergunto: alguém viu a logomarca do patrocinador estampada em algum lugar? (na prancha de surf, na roupa do surfista, ou mesmo no cantinho da foto).
* Aproveita que tá lendo sobre o assunto e dá uma googada no assunto eclipse solar e veja qual imagem aparece para você...(rs)
** Foto extraída da página da REDBULL apenas para ilustrar esse post